quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Passos Coelho, visitou ontem o Porto da Praia da Vitória, onde lhe foi apresentado o Projecto Costa



© Copyright foto: Radio Renascença.
© Copyright fotos: João Mendonça; Carlos Medeiros; Rui Carvalho; MM Bettencourt.
 O Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho, visitou ontem ao fim do dia o Porto da Praia da Vitória, onde lhe foi apresentado o projecto Costa. Projecto que consiste na criação de uma rede europeia de abastecimento de navios com gás natural liquefeito (LNG), que se pretende ver aqui implementado.
“A participação dos Açores não se relaciona apenas com o acesso ao conhecimento que resultará deste trabalho. Há nesta área um potencial de atividade económica que deve ser acompanhado logo desde fase inicial”, referia algum  tempo atrás o, Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, aquando da apresentação pública nacional deste projeto, envolvendo autoridades portuárias de Portugal, Itália, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Grécia. Salientar o trabalho de parceria desenvolvido entre a empresa Portos dos Açores e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), considerou esta iniciativa de grande importância na estratégia da Região para o Mar, motivo pelo qual levou a que “fosse acompanhada desde o início”. “Quer pela sua importância para nós enquanto região arquipelágica, mas também porque nos permite, desde a fase inicial, acompanhar as questões e as tendências que a nível europeu se vão desenhando” no desenvolvimento desta rede de abastecimento de navios por LNG, referiu.
Fonte: Gacs
Julgo oportuno voltar a publicar um texto do Cte Rui Carvalho, sobre as potencialidades do Porto da Praia da Vitória, publicado neste blog em Novembro de 2010.
Potencialidades do Porto da Praia da Vitória
© Copyright texto: Cte Rui Carvalho
Imagem: Google Earth /Montagem MM Bettencourt.
Há por aí quem não encontre no Porto da Praia da Vitória potencialidades alavancadoras da economia Açoriana, em minha opinião faltar-lhes-á visão ou então pura e simplesmente recusar-se-ão a ver, sendo este o pior cego como se sabe.
A mais pura racionalidade financeira determina que para alguns portos dos Açores as suas localizações, limitações ou massa crítica empresarial inibem ou impossibilitam o crescimento afastando-os da 1ª liga e das necessárias exigências dos portos do século XXI.
No entanto, este perfil de limitação não se enquadra no Porto da Praia da Vitória que oferece amplos espaços para crescimento, quer em área alagada, quer em área seca.
No seu interland inclui-se um aeroporto internacional que tem grande potencialidade como plataforma logística de carga aérea, infelizmente muito mal aproveitada.
O plano de investimento portuário concentrado no Porto da Praia da Vitória deverá incluir a construção do alongamento do molhe norte junto ao actual terminal P.O.L., movendo-se uma magistratura de influência diplomática junto do governo dos EUA de forma a adaptar este terminal com as devidas e necessárias obras para ali criar o futuro caís de cruzeiros da ilha Terceira.
Do outro lado da baía onde estão concentrados todos os serviços portuários, incluir-se-ia o aumento do actual caís -12 em 110 metros, passando este a ter uma nova frente de atracação com um comprimento total de 460 metros.
Para além do crescimento do cais -12 torna-se necessário também a construção de um novo cais multi-propose de 200 metros com uma rampa ro-ro e paralelo ao actual cais -7, conhecido por cais dos ferry´s, permitindo a operação simultânea de dois navios e principalmente melhorar a operacionalidade do terminal de cimento.
Acompanhará este novo cais -7 a construção de um amplo parque de estacionamento destinado ao parqueamento das viaturas para embarque e zona para o público, permitindo assim a reorganização e ordenamento de toda aquela área evitando o caos de trânsito que se tem verificado ao longo dos últimos anos.
Rebuscando ainda a ideia de ali concentrar o tráfego ferry, lembro que uma das indicações do estudo da BTM, tão badalado pela Atlânticoline e Governo Regional, aconselha uma maior inter-mobilidade, ou seja, a actividade ferry e os seus passageiros poderiam ganhar em termos de economia de escala com a localização do aeroporto internacional das Lajes a poucos quilómetros, como já foi aqui referido.
Esta é apenas uma ideia das eventuais potencialidades de crescimento do actual porto da Praia da Vitória, cada um terá certamente a sua visão e opinião, mas que o porto tem pontencial de crescimento lá isso têm, ficando também por desenvolver uma gama de oportunidades empresariais que se sabe um porto alavancar.
Veremos pois o que o futuro nos reserva, até porque no estudo BTM se refere como estratégico a criação de Hubs logísticos nos Açores, e o modelo concentrionista de Ponta Delgada não desenvolve os Açores por igual.


2 comentários:

João Bettencourt Mendonça disse...

"Passos Coelho, visitou ontem o Porto da Praia da Vitória, onde lhe foi apresentado o Projecto Costa"

... e ele respondeu... NIM!!!

Manuel Bettencourt disse...

Meu amigo João,

Vou-te dizer particularmente, que os Pedro disse-me que achou uma provocação o projecto chamar-se Costa!!!:)

Um Abraço,
Manuel